segunda-feira, 4 de abril de 2016




Esses foram os poemas selecionados de Carlos Drummond de Andrade do mês de Março!
















                                              Conheça Carlos Drummond de Andrade      

Nesse mês iniciamos um novo projeto de geração de conteúdo, onde geramos informações, damos sugestões e inspiramos quem está prestes a subir ao altar. Com meu trabalho como celebrante, eu vivencio o amor e o companheirismo dos casais que são meus clientes, por isso quis ajudá-los a fazer uma cerimônia inesquecível.
O primeiro poeta que escolhemos foi Carlos Drummond de Andrade e nessa matéria resolvemos contar um pouco da sua história:
Nascido em Itabira, Minas Gerais. Seus antepassados, tanto do lado materno como paterno, pertencem a famílias de há muito tempo estabelecidas no Brasil. Posteriormente, foi estudar em Belo Horizonte, no Colégio Arnaldo, e em Nova Friburgo com os jesuítas no Colégio Anchieta. Formado em farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais, com Emílio Moura e outros companheiros, fundou "A Revista", para divulgar o modernismo no Brasil.
Em 1925, casou-se com Dolores Dutra de Morais, com quem teve dois filhos, Carlos Flávio, que viveu apenas meia hora (e a quem é dedicado o poema "O que viveu meia hora", presente em Poesia completa, Ed. Nova Aguilar, 2002), e Maria Julieta Drummond de Andrade.
No mesmo ano em que publica a primeira obra poética, "Alguma poesia" (1930), o seu poema Sentimental é declamado na conferência "Poesia Moderníssima do Brasil", feita no curso de férias da Faculdade de Letras de Coimbra, pelo professor da Cadeira de Estudos Brasileiros, Dr. Manoel de Souza Pinto, no contexto da política de difusão da literatura brasileira nas Universidades Portuguesas. Durante a maior parte da vida, Drummond foi funcionário público, embora tenha começado a escrever cedo e prosseguindo até seu falecimento, que se deu em 1987 no Rio de Janeiro, doze dias após a morte de sua filha. Além de poesia, produziu livros infantiscontos e crônicas. Sua morte ocorreu por infarto do miocárdio e insuficiência respiratória.

Em 1987, meses antes de sua morte, a escola de samba Mangueira o homenageou no Carnaval com o enredo "O Reino das Palavras", sagrando-se campeã do Carnaval Carioca naquele ano.
Fonte: Wikipédia


Para o nosso mês do Carlos Drummond de Andrade, escolhi os três poemas de sua autoria que mais gosto e que são ótimas opções para inspirar ou até serem utilizados durante a cerimônia do seu casamento: “As sem-razões do amor”, “Ao amor antigo” e “Quero”.