segunda-feira, 21 de março de 2016



                                       

                              Quer saber mais sobre a Cerimônia das Areias?
 
Semanalmente abordarei aqui no blog curiosidades, dicas e sugestões de momentos, rituais e homenagens que podem ser realizadas durante a cerimônia do seu casamento. Todas essas informações servirão como inspiração para vocês descobrirem o que é mais adequado ou o que é mais significativo para o começo dessa nova jornada como casal.
A Cerimônia das Areias remete aos casamentos dos nativos havaianos que comumente são realizados na beira da praia (então esse ritual é uma boa sugestão para ser realizado em casamentos com temática praiana ou que sejam realizados em praias e balneários). Em certo momento, eles se dirigiam ao mar para apanhar um pouco de areia e depois depositá-lo em um belo recipiente que ficava sobre o altar:
“Eles acreditavam que esse ato era a representação de uma união indissolúvel do casal, fazendo menção à união dos grãos que jamais poderão ser separados homogeneamente formando um só corpo, assim como o casamento.”

As cores  das areias podem ser escolhidas por questões estéticas ou por seus significados. No final do rito, as areias que estão despejadas no vaso maior formam um lindo desenho e a peça pode ser usada como objeto decorativo na nova casa e, claro, lembrança do Grande Dia e do compromisso assumido. Confira o que significa algumas cores de areia:

  • Vermelha: amor e paixão
  • Verde: esperança e tranquilidade
  • Amarela: luz, energia e prosperidade
  • Rosa: romantismo e sensualidade 
  • Azul: saúde e serenidade
Nesse tipo de ritual, as famílias dos noivos podem participar, determinando uma cor para cada uma das famílias e pais, mães e avós podem se aproximar do altar depositando a areia da cor correspondente, fazendo significar que as duas famílias estão se unindo através desse casamento e ainda, servindo como uma espécie de benção. Os noivos também podem depositar os respectivos punhados de areia em um vaso único.

Com esse estilo de cerimônia, vocês podem ter a chance de homenagear e incluir familiares e até melhores amigos ao casamento. São vocês que decidem quem irá participar desse momento especial.